Amor Previne Obesidade Infantil

Obesidade na infância é uma problema mundial que cresce a cada ano e que pode em parte ser explicado devido ao estilo de alimentação adotado pela família, e pelo sedentarismo crescente.
Os principais riscos para a criança obesa são a elevação dos triglicerídeos e do colesterol, alterações ortopédicas, na pressão arterial, na saúde da pele, e complicações respiratórias.
A obesidade representa a doença nutricional mais prevalente entre crianças e adolescentes, muitas vezes coexistindo com a desnutrição.
Além das más consequências para a saúde do adolescente e do adulto, a obesidade na infância produz um quadro psicológico conturbado, com diminuição da auto- estima, depressão e distúrbio da auto-imagem.
Está estatisticamente comprovado que uma criança obesa tem um maior risco de tornar-se um adulto obeso.
Uma pesquisa científica recentemente publicada afirma que dar e demonstrar amor à criança previne a obesidade infantil. Isso porque  as crianças que são mais amadas e acariciadas pelos pais possuem um outro mecanismo para lidar com a dor e a frustração, que não seja a comida.
Nos adultos é comum encontrar aqueles que ao se sentirem mal por algum motivo aumentam a ingestão de comida, principalmente de doces. O mesmo pode ser observado nas crianças.
Mas aquelas que recebem mais abraços e beijos dos pais, especialmente da mãe, não precisam refugiar-se nos doces para sentirem-se melhor, pois o aconchego do colo já supre suas necessidades.
A obesidade infantil pode também ser evitada através da amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê e da correta alimentação depois desta fase, através do consumo de legumes e frutas em grandes quantidades e mínimas quantidades de doces.

Fonte: http://www.tuasaude.com/
http://maenualdeinstrucoes.blogspot.com/

Comentários